:

  • UFMG Abre Cursos Online Para A População


  • Confira os prazos e como se inscrever

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), integrante da Rede UNA-SUS, está com inscrições abertas para ofertas recentes de cinco cursos online. Os cursos abordam os seguintes temas: Medicina Rural, Doença de Chagas, Malária, Doenças Infectocontagiosas e Propedêuticas Cardiovasculares.

As inscrições poderão ser feitas até dia 2 de dezembro de 2024. Os cursos são online, autoinstrucionais e têm início imediato. Confira:



                                                       

Doença de Chagas na Atenção Primária à Saúde

Carga horária: 60 horas

A ideia é contribuir para a atualização dos profissionais que  buscam cuidar da população portadora da doença de Chagas, que infecta algo em torno de 6 a 8 milhões de pessoas por toda América e que segue como causa de angustia e óbito de milhares de pessoas nos países de baixa renda e entre as populações mais vulneráveis. O curso busca a capacitação desses profissionais para atuarem direta ou indiretamente no diagnóstico, estadiamento, tratamento, vigilância, prevenção e controle da doença de Chagas.

 

Doenças infectocontagiosas na atenção básica à saúde

Carga horária: 60 horas

O ensino irá apresentar as medidas mais importantes de vigilância e de controle de agravos infectocontagiosos prevalentes no país e orientar seu manejo clínico no âmbito da Atenção Primária à saúde (APS). Aborda temas como Vigilância na atenção básica e o sistema de informação de agravos de notificação (SINAN); aspectos epidemiológicos, vigilância e controle de doenças como malária, tuberculose, influenza, dengue; abordagem clínica de agravos infectocontagiosos na atenção básica; AIDS e doenças sexualmente transmissíveis na atenção básica; manejo clínico das hepatites virais na atenção básica; doença febril hemorrágica.

 

Medicina Rural

Carga horária: 45 horas

O curso conta com os temas da realidade cultural e de saúde de comunidades rurais; a organização, os fluxos e os recursos disponíveis na rede de atenção à saúde na realidade rural, e abordagem das condições mais relevantes na Atenção Primária à Saúde em áreas rurais. Entre os temas abordados, estão os acidentes ofídicos, a profilaxia de tétano e raiva no ambiente rural, a intoxicação por uso de agrotóxicos, os acidentes com ferramentas e o trauma ocular.


Malária na Atenção Primária à Saúde

Carga horária: 60 horas

A ideia é sistematizar e ampliar o conhecimento sobre malária de profissionais de saúde de regiões endêmicas e não endêmicas para malária no Brasil. Os conteúdos abordam aspectos gerais, epidemiologia e ciclo do parasito; Diagnóstico epidemiológico, clínico e laboratorial; tratamento; vigilância, prevenção e controle da doença.


Propedêutica Cardiovascular na Atenção Básica

Carga horária: 60 horas

O curso aborda a propedêutica médica cardiovascular com foco na assistência à pessoa em serviços de Atenção Primária à Saúde. A partir da revisão semiotécnica do sistema cardiovascular e ancorado na anamnese e no exame físico, conduz e fundamenta o raciocínio clínico para a investigação e avaliação dos sinais e sintomas cardiovasculares mais comuns.